Notícias

Cartão Jovem

Cartão Jovem

11/05/2023

O Cartão Jovem realizou, com o SINCLAB da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, o maior inquérito feito à juventude portuguesa. Contou com mais de 10.000 inquiridos e uma representatividade real de 11 territórios de Portugal.

Este inquérito procurou criar conhecimento sobre quem são, o que os move e quais as expectativas dos jovens em Portugal e servirá de base para a reformulação do programa Cartão Jovem.

Para além de representativo a nível de dispersão geográfica também foi transversal a 12 domínios e áreas de interesse dos jovens: Cultura, Desporto, Participação Cívica, Cidadania e Associativismo, Educação e Formação, Empreendedorismo, Emprego e Empregabilidade, Mobilidade no Estrangeiro, Identidade, Mobilidade e Transportes, Habitação, Saúde, Lazer e Tempos Livres.

Os primeiros resultados deste inquérito mostram quais os interesses atuais e futuros mais importantes para os jovens. Mais de 50% dos inquiridos colocam o “Acesso ao emprego” como a prioridade hoje (52,88%) mas também daqui a 5 anos (52,17%). O “Acesso à saúde” é a segunda prioridade atual (47,87%) mas também para o daqui a 5 anos (47,53%). O terceiro interesse atual que obteve mais respostas foi o dos “Direitos Humanos e Inclusão Social” (29,56%).

Este estudo é o ponto de partida para um regresso em grande do Cartão Jovem à vida dos jovens no inicio de 2024.