Notícias

#FICA EM CASA

#FICA EM CASA

23/03/2020

Por ti e pelos outros

No dia de hoje comunicamos-te esta mensagem por motivos inversos aos habituais: não queremos convidar-te a que faças mais, a que usufruas de descontos e vantagens por todo o país e pela Europa. Queremos pedir-te que fiques em casa.

Portugal está neste momento na fase de crescimento exponencial da epidemia do novo coronavírus, responsável pela disseminação da doença COVID-19. Como é que podemos fazer para conter a pandemia? Temos de dar o nosso melhor para romper as cadeias de transmissão do vírus, que se transmite pessoa-a-pessoa.

Ficar em casa e evitar o convívio social. Reduzir o mais possível o contacto com outras pessoas é um dos passos mais importantes para interromper a transmissão. No entanto, há outros passos que podes dar para te protegeres e protegeres os outros: 

- Lava as mãos frequentemente;
- Não partilhes itens domésticos e outros com as outras pessoas;
- Tenta desinfetar os objetos de uso frequente como telemóveis ou relógios;
- Se tossires, protege o nariz e a boca com um lenço ou com o antebraço, deitando depois o lenço no lixo e lavando as mãos de seguida. 


Se tiveres algum sintoma considerado suspeito, como infeção respiratória aguda, tosse, febre, dores de garganta ou dificuldades em respirar,contacta a linha SNS 24 pelo 808 24 24 24.

Não te dirijas a nenhuma unidade hospitalar desnecessariamente. 

Afastamo-nos neste momento para que, em breve, possamos estar juntos novamente e com a maior segurança possível. Temos de estar unidos, determinados e vigilantes para superar a dificuldade deste momento.

Um abraço de toda a equipa de gestão do Programa Cartão Jovem.