Notícias

Campanha da juventude para as eleições europeias

Campanha da juventude para as eleições europeias

12/04/2023

Candidata-te já!!!

És apaixonado pela democracia e pela União Europeia? Queres envolver-te em ajudar a construir o nosso futuro? Achas importante que os jovens votem? Se sim, essa é uma oportunidade à tua medida!

 

Estamos à procura de 3 voluntários para assumir o papel de changemakers no nosso novo projeto para as eleições europeias chamado "Stand For More in 24". O objetivo deste projeto e o papel dos changemakers é aumentar a consciencialização e  compreensão dos jovens antes das eleições europeias de 2024.

 

No passado, a EYCA (Associação Europeia do Cartão Jovem) desenvolveu duas grandes campanhas: Give a vote (para as eleições europeias de 2019) e #StandForSomething (realizado no contexto da Conferência sobre o Futuro da Europa). 

 

O que é que os changemakers farão?

• Liderar a organização de dois tipos de eventos relacionados às eleições europeias. O primeiro tipo deve ser muito informal e divertido, focado em despertar o interesse das pessoas pelas eleições da UE. O segundo tipo de evento será um debate entre candidatos e jovens eleitores. Procuramos criatividade nesses eventos, para alcançar o maior número possível de jovens cidadãos diferentes.

• 50 changemakers serão selecionados no total em toda a Europa. Cada um trabalhará nos seus próprios eventos, mas farão parte duma campanha em grande escala que ocorrerá em 17 países diferentes.

• Participar de uma reunião em Turim, Itália, de 24 a 28 de julho de 2023 (todas as despesas pagas) para se familiarizar com o projeto, a União Europeia e as eleições europeias. Também conhecerá outros changemakers e trocará ideias com eles. As sessões de treino online também serão organizadas ao longo do projeto para fornecer habilidades e conhecimentos: media e comunicações; como se envolver com as instituições da UE; a ciência por trás da votação; etc.

• Acima de tudo, estarás a ajudar a construir a democracia europeia. Vais interagir com centenas de jovens eleitores para deixá-los empolgados e estarás em contato com políticos candidatos para as eleições europeias.

 

Como deve ser o meu perfil?

• Ter entre 18 e 23 anos e morar em Portugal.

• Ansioso para abordar outros jovens; ouvir/falar com eles sobre as eleições europeias; e compartilhar o teu entusiasmo pela participação juvenil.

• Ter um bom nível de inglês (para falar com os outros changemakers em toda a Europa).

• Envolveres-te no projeto de julho de 2023 a maio de 2024. Não vais estar ocupado todos os dias, é claro, mas deves ter tempo para contribuir para a organização de atividades e participar de outros eventos.

• Disponível de 24 a 28 de julho de 2023 para participar no kickoff em Turim, Itália. É vital que todos os changemakers estejam presentes nesta reunião, pois é onde explicaremos tudo sobre a campanha.

• Seja animado em se envolva na construção da democracia europeia. Experiência prévia não é um requisito; o teu entusiasmo e disposição para agir é que contam!

• Deves ter um Cartão Jovem Europeu válido na data da inscrição.

 

Como me posso inscrever?

Passo 1

Grava um vídeo (não mais do que 2 minutos) em que nos digas:

• Por que estás interessado em participar nesta campanha focada nos jovens e eleições da UE?

• Que ideias tens para abordar os jovens e convencê-los a votar?

• Como achas que essa experiência te vai ajudar? Como poderás contribuir para tornar esta experiência útil para todos os envolvidos?

Passo 2

Faz o upload do vídeo no YouTube (recomendamos configurar o vídeo como não listado para que apenas aqueles com acesso ao link possam visualizá-lo).

Passo 3

Preenche este formulário de inscrição (https://bit.ly/StandForMore24-Portugal) e não te esqueças de incluir o link do YouTube até domingo, 30 de abril de 2023, às 22h59. 

 

Depois iremos entrar em contacto contigo dentro de dias para uma entrevista rápida para que possamos tomar a decisão final.